O primeiro passo é entender cada tipo de olheira e suas causas, são elas:
Olheiras vasculares
As olheiras vasculares são resultado do afinamento da pele na região dos olhos, assim os vasos sanguíneos se tornam mais aparentes. São mais evidentes em pessoas que já apresentam alguma condição ou problemas circulatórios.
Com coloração azulada ou roxa, essas olheiras são causadas por privação do sono, estresse, problemas emocionais, envelhecimento natural, ato de friccionar ou coçar os olhos, consumo em excesso de álcool ou tabaco e pouca ou nenhuma atividade física.
Olheiras sanguíneas
As olheiras sanguíneas são resultado do acúmulo de hemoglobinas na região inferior das pálpebras associadas ao afinamento da pele. São avermelhadas e arroxeadas, causadas/agravadas pela redução dos níveis de tecido adiposo ao redor dos olhos, problemas circulatórios, anemia por falta de ferro no sangue, dieta rica em gorduras e açúcar, consumo de bebida alcoólica e tabagismo.
Olheiras pigmentares
São olheiras causadas pela hiperpigmentação da região periorbitária. São geralmente de coloração um pouco mais escura que o tom de pele natural (marrom, cinza ou castanho). Na maioria dos casos, as manchas se apresentam mais alargadas na pálpebra inferior. Nos mais graves abrange ambas as pálpebras, inclusive no rebordo orbitário, próximo às sobrancelhas, a região malar e temporal.
As olheiras pigmentares estão associadas a irregularidades na pigmentação causadas por problemas na tireoide, exposição solar sem proteção, alterações hormonais, entre outros.
Olheiras estruturais
As olheiras estruturais possuem natureza genética, dessa forma há o afundamento da cavidade lacrimal, projetando uma sombra na pálpebra inferior, assim as olheiras parecem mais profundas.
São mais escuras, com coloração marrom ou cinza. Alguns fatores podem aumentá-las como privação do sono, estresse, envelhecimento natural, má alimentação, dermatites, entre outros.
Olheiras mistas
São a combinação de duas ou mais tipos de olheiras. Em geral, são olheiras profundas mais olheiras pigmentares, olheiras sanguíneas mais olheiras vasculares, entre outras combinações.